CHECK-IN FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Festas, Sexualidade e Substâncias Psicoactivas


    golpe de calor (hipertermia)

    avatar
    Hiilia

    Número de Mensagens : 2
    Data de inscrição : 01/11/2007

    golpe de calor (hipertermia) Empty golpe de calor (hipertermia)

    Mensagem por Hiilia em Dom Nov 16, 2008 10:00 pm

    O golpe de calor (hipertermia):

    No homem, a temperatura é regulada, em circunstâncias normais, para cerca de 37 ºC.
    Quando se verifica um aumento da temperatura no exterior, o corpo humano, através de mecanismos homeostáticos de termorregulação, diminui a temperatura corporal por processos como a vasodilatação (os capilares aproximam-se da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o exterior) e pela produção de suor, que evapora, diminuindo a temperatura ao nível da pele.
    O golpe de calor deriva de uma prolongada exposição ao calor na qual uma pessoa não consegue suar o suficiente para fazer baixar a sua temperatura corporal. Isto é mais frequente em ambientes quentes e húmidos.
    Para além da temperatura ambiente existem outras razões para sofrer do golpe de calor, por exemplo:

    A desidratação

    Vestuário pouco apropriado

    O consumo excessivo de álcool

    O consumo de certas substâncias, como por exemplo, as anfetaminas, os vasoconstrictores, os betabloqueadores, os diuréticos, anti-histaminicos, alguns tranquilizantes (como as phenotiazinas) e neurolépticos. Estas substâncias aumentam a produção de calor pelo corpo humano ou afectam a capacidade do corpo de regular a sua temperatura.
    Substâncias como o MDMA, por exemplo, também parecem provocar alterações no nosso sistema de termoregulação, particularmente quando a temperatura exterior é elevada. Este possível efeito de sobreaquecimento é potenciado pelo facto de pessoas que consomem ecstasy terem tendência para dançarem durante mais horas do que o fariam em condições normais (o exercício em excesso também facilita o aumento da temperatura corporal).

    Os ambientes onde esta substância é normalmente consumida (discotecas e clubes) tendem a ser quentes, húmidos e frequentemente mal ventilados, o que não permite a correcta evaporação do suor, mecanismo essencial para prevenir o sobreaquecimento corporal. Ao ultrapassar um determinado nível de humidade a pele deixa de evaporar suor correctamente porque a atmosfera já esta demasiado húmida.
    Também o facto de muitas pessoas beberem enormes quantidades de água quando tomam ecstasy pode ser contraproducente na medida em que estão a diluir a quantidade de sódio existente no seu corpo.
    O sódio permite manter a água nas veias e artérias, quando temos falta desta substância temos tendência a acumular água nos tecidos e ficar inchados. Se este inchaço se verificar no cérebro que, devido à caixa craniana, não se pode expandir demasiado este fica comprimido e faz pressão sobre o tronco cerebral (que controla o coração e o aparelho respiratório), podendo ser fatal. Daí que em casos de desidratação seja mais aconselhável beber bebidas isotónicas que repõem os sais minerais do que unicamente água.


    O golpe de calor tende a desenvolver-se rapidamente e normalmente é precedido de sintomas como:

    Sede intensa e língua seca
    Perda do apetite
    Debilidade muscular
    Cãibras
    Cansaço e fraqueza
    Tonturas e desmaios
    Náuseas e vómitos
    Respiração rápida e superficial
    Irritabilidade
    Dores de cabeça
    Aumento da sudação
    Urina escura
    Pele fria, húmida e pálida
    Aumento da temperatura corporal


    Quando alguém está a sofrer destes sintomas é necessário proceder desde logo a dois passos essenciais: o arrefecimento e a reposição dos fluidos.

    Algumas dicas práticas para ajudares alguém nesta situação:

    Mudar a pessoa de ambiente para um lugar fresco e bem arejado, com sombras.
    Pô-la a descansar com as pernas ligeiramente para cima (acima do nível do coração)
    Dá-lhe bebidas frescas de preferência isotónicas e nunca alcoólicas ou com cafeína.
    Se a temperatura corporal for muito alta envolve a pessoa em lençóis ou panos húmidos. Se possível dá-lhe um banho ou duche com água à temperatura normal.

    ATENÇÃO!!!

    Se em cerca de 30 minutos estes sintomas não se atenuarem procura ajuda especializada ou chama o 112. O golpe de calor pode levar à morte!


    Mas porque mais vale prevenir que remediar…

    Evita a exposição solar nas horas de maior calor
    Usa roupa leve, larga e dá preferência às cores claras. É importante teres o cuidado de adequar a tua roupa à temperatura ambiente (por exemplo: evita usar boné no dancefloor).
    Mantém-te hidratad@
    Evita esforços físicos prolongados em ambientes muito quentes ou nas horas de maior calor. Se estás numa festa não te esqueças de fazer pausas na dança
    Come refeições leves e saudáveis. Evita ter o estômago muito cheio ou vazio.









    [list][*]

      Data/hora atual: Qui Nov 26, 2020 9:19 am