CHECK-IN FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Festas, Sexualidade e Substâncias Psicoactivas


2 participantes

    Sobre transmissão de HIV em sexo oral...

    avatar
    Maia


    Número de Mensagens : 8
    Data de inscrição : 20/08/2009

    Sobre transmissão de HIV em sexo oral... Empty Sobre transmissão de HIV em sexo oral...

    Mensagem por Maia Seg Nov 23, 2009 6:58 pm

    Ola, contacto-vos com uma duvida!...
    Neste fim de semana, surgiu uma duvida, numa conversa com amigos,a respeito de contraceptivos. Tive acesso ao preservativ o feminino através de voces, e estava a referir-me a isso, falei tambem da possibilidade de cortar um preservativo masculino longitudinalmente para protecção no sexo oral, e a partir dai desenrolou-se toda uma conversa sobre DST. Um amigo meu disse que, em sexo oral, se uma das pessoas estiver infectado com HIV, não é preciso ter um corte na boca para transmitir a doença porque a mucosa da boca consegue passar o virus sem ter de obrigatoriamente haver trocas de fuidos. Ele disse que lhe deram essa informação do CAD. A mim parece-me duvidoso, por isso deixo-vos aqui a questão para me esclareceram.

    Fiquem bem
    hUgo
    hUgo


    Número de Mensagens : 84
    Idade : 46
    Data de inscrição : 16/04/2007

    Sobre transmissão de HIV em sexo oral... Empty Re: Sobre transmissão de HIV em sexo oral...

    Mensagem por hUgo Qua Nov 25, 2009 3:12 pm

    Olá, obrigado por deixares essa dúvida que deve interessar a muitos mais...

    Para haver contágio do VIH tem de haver contacto entre fluídos sexuais ou sangue.
    Ou seja,
    Saliva com saliva (por exemplo um beijo) não é uma forma de contágio.
    Porém, o contacto oral com fluídos sexuais masculinos ou femininos ou com sangue infectado pode resultar na infecção, através das membranas sub-linguais. Sob a língua existem artérias que permitem absorver directamente para a corrente sanguínea.
    Assim, apesar da saliva humana ter capacidade de degradar o vírus, é possível que este entre para a corrente sanguínea, desde os fluídos sexuais da pessoa infectada, através de:
    - Pequenos cortes ou feridas, nas gengivas, língua, boca, garganta, etc, que podem não ser perceptíveis;
    - Absorção sub-lingual.

    Concluindo, apesar de não ser conhecido o grau de probabilidade disso ocorrer, é possível o contágio através do contacto de fluídos sexuais com a boca, mesmo não existindo feridas aberta.

    Para evitar o contágio do vírus através de sexo oral, deve-se usar uma barreira de protecção, preservativo ou outra que impeça o contacto dos fluídos directamente com a boca.

    Mais dúvidas, coloquem!
    avatar
    Maia


    Número de Mensagens : 8
    Data de inscrição : 20/08/2009

    Sobre transmissão de HIV em sexo oral... Empty Re: Sobre transmissão de HIV em sexo oral...

    Mensagem por Maia Qua Nov 25, 2009 3:44 pm

    Duvida esclarecida. Obrigado pela rápida e eficaz resposta.

      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 6:14 pm