CHECK-IN FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Festas, Sexualidade e Substâncias Psicoactivas

3 participantes

Temperança

Daniel

Número de Mensagens : 19

Temperança Empty Temperança

Mensagem por Daniel Qua Out 03, 2007 5:48 pm

“A arte de pôr o prazer ao serviço da alegria, quer dizer, à virtude que sabe não cair no gosto do desgosto, chama-se desde tempos antigos : temperança.
    Trata-se de uma capacidade fundamental do homem livre, mas hoje não está muito na moda: tende a ser substituída ou pela abstinência radical ou pela proibição policial. Em vez de tentarem usar bem alguma coisa que se pode também usar mal (de que se pode, quero eu dizer, abusar), os que nasceram para autómatos preferem renunciar por completo a isso e, se possível, vê-lo proibido a partir do exterior, para que a sua vontade tenha de fazer mais exercício. Desconfiam de tudo aquilo que gostam; ou, pior ainda, julgam que gostam de tudo aquilo que desconfiam. “O melhor é não me deixarem entrar numa sala de jogo, ou jogarei tudo o que tenho e não tenho! O melhor é não me autorizarem a experimentar um charro, ou transformo-me num hipnotizado da droga!” E assim por diante. São pessoas como essas que compram uma máquina para lhe massajar a barriga para não terem que fazer flexões recorrendo ao esforço próprio.”

Excerto de "Ética para um Jovem" de Fernando Savater.

Apesar deste livro ser dirigido para um faixa etária mais baixa, 15/16 anos, tem umas noções de ética e liberdade com que eu me identifico muito. Aliás, comprei-o para oferecer a um primo mais novo e acabei por lê-lo eu. Aconselho vivamente a toda a gente a dar uma vista de olhos...nem que seja só para relembrar..

Bjs e abraços afro
    rita

Número de Mensagens : 5

Temperança Empty Re: Temperança

Mensagem por rita Qui Out 04, 2007 6:34 pm

Idea ouvi em tempos uma entrevista com o autor e comprei o livro. A prateleira agradece o peso que lhe tiraste de cima Wink Vou lê-lo!
    hUgo
    hUgo

Número de Mensagens : 84

Mensagem por hUgo Qua Nov 14, 2007 5:05 am

Não conheço o livro mas o termo "temperança" faz-me lembrar que...
    Essa "arte de pôr o prazer ao serviço da alegria, quer dizer, à virtude que sabe não cair no gosto do desgosto" transposta para a meterologia dá um clima "temperado" e para a culinária uma comida "temperada" (se não for em excesso).
    Já a palavra "temperamental" refere-se ao uso deficitário da capacidade da "temperança", o que, associado à relatividade de um bom tempero ou de um bom clima, me faz pensar que a temperança possa ter uma raiz comum com estas palavras, numa palavra do género temper(o), com um significado mais difuso que remetesse não só para o uso mas para o não uso dessa "arte"...
    Suponho que a raiz dessas palavras tenha um sentido semelhante a instinto ou natureza própria de cada ser, sendo a Temperança a capacidade de bem gerir essa natureza inata pela via da ponderação e eficaz tomada de decisão.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Nov 21, 2024 3:41 pm