CHECK-IN FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Festas, Sexualidade e Substâncias Psicoactivas


2 participantes

    Cannabis estimula crescimento de neurónios?

    avatar
    Andrei


    Número de Mensagens : 16
    Data de inscrição : 03/05/2007

    Cannabis estimula crescimento de neurónios? Empty Cannabis estimula crescimento de neurónios?

    Mensagem por Andrei Ter Nov 13, 2007 7:23 am

    "Ao contrário de outras drogas que provocam dependência, cientistas canadianos acreditam que o princípio activo da cannabis pode estimular o crescimento de algumas células nervosas.

    Cannabis estimula crescimento de neurónios

    Especialistas em substâncias que provocam dependência realizaram um estudo sobre os princípios activos da cannabis em ratos de laboratório. A equipa de cientistas da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, verificou que uma droga sinteticamente similar à encontrada na marijuana estimula o crescimento de neurónios no hipocampo, uma zona do cérebro ligada à memória e às emoções.
    Os investigadores revelaram-se surpreendidos com os resultados, uma vez que a cannabis mostrou ter um efeito contrário ao de outras drogas que provocam dependência, como é o caso da heroína, cocaína, nicotina ou até mesmo do álcool. Estes aditivos são conhecidos por inibirem a regeneração das células nervosas, facto que, segundo os cientistas, pode explicar os distúrbios emocionais de que padecem os indivíduos dependentes.

    O estudo implicou a administração, duas vezes por dia, de uma substância similar a componentes existentes na cannabis, a HU210, em ratos de laboratório. Ao fim de dez dias, os investigadores verificaram que esta aumentou, em cerca de 40 por cento, o crescimento das células nervosas no hipocampo (neurogénese).
    A pesquisa, publicada no jornal científico Journal of Clinical Investigation, demonstra ainda que o princípio activo administrado parece induzir os mesmos efeitos que alguns medicamentos que são aconselhados para combater a depressão e os comportamentos de ansiedade. De acordo com os cientistas, estes resultados podem vir a servir de argumento para a criação de novas terapias com base em canabinóides.

    Os investigadores canadianos referem, contudo, que será necessário realizar mais estudos para que se possa defender que a marijuana pode funcionar como um anti-depressivo e ansiolítico."

    Fonte: http://www.mundopt.com/n-cannabis-estimula-crescimento-de-neuronios-7946.html
    hUgo
    hUgo


    Número de Mensagens : 84
    Idade : 46
    Data de inscrição : 16/04/2007

    Cannabis estimula crescimento de neurónios? Empty Re: Cannabis estimula crescimento de neurónios?

    Mensagem por hUgo Qua Nov 14, 2007 2:46 am

    Excelente! Este estudo Journal of Clinical Investigation é de facto muito interessante e credível. Isto apesar das evidências serem recolhidas em animais não exactamente humanos...

    Consegui encontrar este mesmo estudo na íntegra. Aconselho a ver a quem quiser perceber melhor. É um artigo científico e rigoroso mas está também sintético e bem ilustrado por imagens e gráficos.

    "Cannabinoids promote embryonic and adult hippocampus neurogenesis and produce anxiolytic- and antidepressant-like effects" - Journal of Clinical Investigation

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 2:42 pm